sábado, 28 de maio de 2011

Enorme frota de UFOs filmada do Space Shuttle


Não se conhece a fonte e quando foi feita,mas inicialmente parece muito espantoso.
Fonte: Paulo Poian-Revista Ufo

sábado, 21 de maio de 2011

Levante cedo e olhe para o céu. Belezas celestes lhe aguardam!

Quem acorda cedo já percebeu. Nos últimos dias, diversos pontos brilhantes podem ser vistos no céu logo nas primeiras horas da manhã. Não se trata de algo sobrenatural ou inexplicável, mas tão somente dos tradicionais planetas do Sistema Solar, que resolveram se juntar para deixar nossas manhãs mais interessantes!

Conjunção de planetas

Logo que os primeiros raios de Sol se tornam visíveis no horizonte leste, Júpiter, Marte, Mercúrio e Vênus formam um belo quarteto planetário muito fácil de ser visto. A proximidade entre eles é tão grande que basta olhar para qualquer um deles para vê-los todos de uma única vez. Isso acontece por que eles estão em conjunção, quando um observador na Terra tem a impressão de que os objetos estão aparentemente muito próximos.

Na conjunção atual, Mercúrio e Vênus estão separados por apenas 1 graus de distância, o equivalente ao espaço ocupado por dois discos lunares, mas apesar de parecerem estar juntos, essa aproximação é apenas aparente. Na realidade eles estão bem distantes uns dos outros.

Posição planetária durante conjunção de planetas

Mercúrio está atualmente a 127 milhões de quilômetros da Terra. Vênus está bem mais longe, a cerca de 219 milhões de quilômetros e apesar disso brilha muito mais. Marte, a 344 milhões de quilômetros brilha bem fraquinho, com magnitude de 1.3 e dependendo das condições do local de observação pode ser bastante difícil de ser visto sem auxílio de algum instrumento. Júpiter é um farol. Mesmo a 870 milhões de quilômetros da Terra, o gigante gasoso brilha tanto que praticamente domina o céu junto de Vênus.

Se você gosta de observar o céu essa é uma grande oportunidade. É só acordar um pouquinho mais cedo e olhar para o quadrante leste, aquele em que o Sol nasce. Os planetas estarão ali desde um pouco antes da alvorada até a hora que o céu já estiver claro o suficiente para ofuscá-los e lembrar-nos que um novo dia se inicia. Bons céus!

Fonte:apollo11.com

Nova classe de planetas é descoberta por astrônomos

Planetas flutuantes livres podem ser mais comuns em nossa galáxia do que as estrelas.

The Drifters [Os Vagabundos]: Nossa galáxia pode estar repleta de mundos andarilhos e sem sol

Um novo tipo de planeta, escuro e solitário, acaba de ser descoberto por astrônomos norte-americanos, japoneses e neozelandeses. Um estudo liderado por David Bennet, da Universidade de Notre Dame (EUA) e publicado nesta quarta-feira na revista Nature, revela uma classe inteiramente nova de astros do tamanho de Júpiter - o maior planeta do nosso Sistema Solar, com massa 300 vezes superior à da Terra. Sua principal característica é que eles estão sozinhos no espaço, muito distantes de sua estrela (planetas sempre orbitam estrelas). Foram batizados como The Drifters [Os Vagabundos].

Para Bennet e seus colegas, esses planetas solitários são como párias espaciais, ejetados de sistemas solares em desenvolvimento. Para realizar o estudo, os astrônomos analisaram uma região do centro da nossa Via Láctea. Pelo menos 10 mundos do novo tipo foram identificados. Esse tipo de astro, por ser pequeno (para a escala do universo), distante e não emitir luz própria, não pode ser observado diretamente. Eles são detectados por inferências matemáticas.

"Nosso estudo sugere que sistemas planetários são lugares muito instáveis, com planetas sendo expulsos devido ao choque de astros", disse Bennet. Em duas décadas o conhecimento sobre planetas aumentou de forma impressionante. Para se ter idéia, não se conhecia nenhum planeta além daqueles que orbitam o Sol. Hoje, mais de 500 dos chamados exoplanetas (fora do nosso Sistema Solar) são conhecidos.

Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/noticias/nova-classe-de-planetas-e-

sexta-feira, 6 de maio de 2011

No limite do Sistema Solar


Qual é a nave espacial mais distante da humanidade? Lançada em 1977, a Voyager 1 passou a deter essa distinção em 17,5 bilhões de quilômetros do sol. Isso corresponde a 16 horas de luz ou 117 unidades astronômicas (UA). Este gráfico mostra a posição relativa da Voyager 1 para fora do sistema solar (vista superior e lateral), juntamente com outros candidatos nave espacial distante. Em seguida mais distantes, a Pioneer 10 é cerca de 15,4 bilhões de quilômetros do Sol, mas no lado oposto do sistema solar da Voyager 1. Voyager 2 e Pioneer 11, ambos também muito além da órbita de Plutão, são 14,2 bilhões e 12,4 bilhões de quilômetros do Sol, respectivamente. Ainda de saída para Plutão, a sonda New Horizons está atualmente 3000000000 quilômetros do Sol e vai encontrar o sistema Plutão em julho de 2015. Todas essas naves têm usado sling shot gravidade estilo auxiliar manobras para aumentar sua velocidade através do sistema solar exterior. A Voyager 1 está se movendo mais rápido, porém, fugindo do sistema solar a cerca de 17 quilômetros por segundo. Ainda operacionais, as duas Voyager estão indo em direção a fronteira externa do sistema solar, em busca da heliopausa e o início do espaço interestelar.
Fonte:Astronomy Picture of the Day